top of page

Carta do Gestor - Julho de 2024.

O IBOVESPA teve alta de 3,02% em Julho enquanto o S&P 500 subiu 1,1% e o Nasdaq caiu 1,7%. Nossos fundos GTI DIMONA, GTI HAIFA e GTI NIMROD tiveram altas de 4,41%, 5,54% e 4,89%, respectivamente, superando o Ibovespa. O dólar se depreciou 1,6% em relação a cesta de moedas, mas se apreciou 1% em relação ao Real.


Os sinais vindos da Economia Americana reforçaram, novamente, as apostas do mercado de que a Taxa Básica de Juros comece a ser cortada já na próxima reunião do FED, em Setembro. Mais 2 cortes de 0,25% poderão ocorrer nas reuniões remanescentes de 2024. Diante destas expectativas, os títulos do Tesouro Norte-Americano tiveram seu retorno anual caindo para 4,03%, o que contribuiu para o enfraquecimento do dólar, principalmente diante do Iene, que respondeu a elevação da Taxa Básica Japonesa com forte apreciação, diminuindo os estímulos ao “carry trade”.


Na geopolítica internacional o terreno de relativa calmaria cedeu espaço para o modo apreensão, após a vigorosa reação Israelense ao ataque terrorista do Hezbollah, que assassinou 14 crianças na Aldeia Druza de Majel Shams. O arquiteto deste ataque foi eliminado em Beirute e, nos dias subsequentes, o líder do Hamas Ismail Haniyah também foi eliminado, desta vez num dormitório em Teerã. Os panos quentes foram sendo colocados, principalmente por parte dos EUA, que querem evitar a escalada na região.


Neste mês movimentado, houve a tentativa de assassinato do ex-presidente e líder nas pesquisas, Donald Trump, durante um comício na Pensilvânia. Nas bolsas de aposta, a probabilidade para a vitória de Trump havia disparado. De um lado a imagem de um candidato forte, que resistiu a um grave atentado contrastando com a imagem de um Presidente Biden apresentando avançados sinais de senilidade. Nos dias seguintes ao atentado, Biden cedeu às pressões de diversas lideranças de seu Partido e renunciou à sua candidatura para a Presidência, declarando apoio a atual vice-presidente, Kamala Harris. Kamala foi considerada a mais “progressista” dentre os congressistas norte-americanos, deixando a disputa pela Casa Branca ainda mais polarizada. Os próximos meses prometem bastante emoção e é difícil não traçar paralelos com o que acontece e já aconteceu aqui no Brasil.


Nosso Banco Central não surpreendeu o mercado e manteve a taxa Selic em 10,5% ao ano. Enquanto os fatores relacionados a Política Monetária Norte-Americana se mostraram mais favoráveis, a depreciação do Real contribui para maior pressão inflacionária. Acreditamos que são remotas as chances de novos cortes de juros neste ano e que o BCB deverá ser cuidadoso com os comunicados nas próximas reuniões. Uma linguagem mais Hawkish elevaria as pressões para elevação na Taxa Selic nas próximas reuniões. Se a resposta fiscal não vier de forma contundente nos próximos meses, dificilmente o BC conseguirá impedir a elevação na Taxa Básica.


De maneira geral, as empresas relacionadas às commodities tiveram desempenho negativo, seguindo a queda de 2,3% no CRB, um dos principais índices de commodities. O destaque de queda foi as ações da CBA, caindo 25% após queda de 9% no alumínio em Julho.


As ações da Ambipar, que já haviam subido 59,8% em Junho, refletindo a melhora de comunicação da empresa com o Mercado, surpreenderam novamente, desta vez com quase 300% de alta no mês. Desconhecemos motivos que justificam tamanha alta, ainda que entendêssemos estarem os preços das ações ainda bastante atraentes. Ao longo do mês, entretanto, o preço da ação ultrapassou a nossa avaliação, lembrando que, para tal, utilizamos o custo de capital local. Há um componente técnico, já que havia uma grande posição short nas ações da Empresa e o free float fora bastante reduzido com a recompra de ações pela empresa, pelo Controlador e por um novo acionista que anunciou 11% do capital. As ações que terminaram Junho a R$12,90, fecharam o mês de julho a R$ 55,55. Aproveitamos essa alta para vender nossa posição e buscar alternativas com melhores relações entre risco e retorno.


Outra ação que teve forte desempenho no mês foi a Simpar, com alta de 18%. Reconhecemos nas ações desta empresa um grande potencial de apreciação pela combinação de forte crescimento, desalavancagem e manutenção de margens elevadas.



Alocação setorial - GTI Dimona Brasil FIA

 

Atenciosamente,

André Gordon.


Comments


bottom of page